terça-feira, 30 de novembro de 2010

Temperando a vida

Como previsto, também postarei sobre dicas e curiosidades de culinária.
Muitos que me conhecem sempre apreciam e pedem para que eu faça "O Macarrão da Adriana". Rs...
Então, sempre que o pessoal da família está reunido - e não há nenhuma refeição combinada - sempre vem o pedido: "Vamos comer 'o macarrão da Adriana'".
O Meu Macarrão (se assim posso chamá-lo) não tem nenhum ingrediente especial, mas temperos frescos (em breve postarei a receita). Acho que este é o grande segredo.
Com a correria do dia-a-dia, acabamos optando por molhos prontos, temperos desidratados e os sabores das receitas acabam ficando muito iguais e industrializados.
Então, a minha dica é cultivar algumas ervas em seu quintal ou varanda. É claro que demanda um cuidado especial, além de um "espacinho" com iluminação adequada, mas nada impossível.
Resolvi postar as fotos de algumas ervinhas que tenho na minha varanda. Peço desculpas pela "pobreza", mas recentemente elas passaram por uma "mudança", algumas não resistiram e outras estão sobrevivendo.
A salsinha e a cebolinha estão mais abundantes. O alecrim está indo bem, mas a salsinha está avançando no espaço dele (rs). Quanto ao óregano, esse está resistindo, já estão nascendo umas mudinhas. O hortelã e o manjericão não tiveram tanta sorte. Morreram durante a mudança, mas em breve adotarei novas mudas.





Algumas curiosidades sobre as ervas que mais utilizo:

Alecrim: Erva bastante aromática, excelente para ser utilizada com carne de porco, aves, peixes e frutos do mar. Tem um sabor forte e um pouco amargo, por isso recomenda-se moderação em seu uso.

Dicas para cultivá-lo: Necessita de água em abundância até começar a se desenvolver. Depois que as mudas estiverem abundantes, regar com frequência, mas evitar de deixar a terra muito encharcada.
Cebolinha: O sabor é próximo ao da cebola, mas suave. É, portanto, ideal para preparações de saladas, molhos e recheios.
Dicas para cultivá-la: Deve ser cultivada na presença de sol e regada regularmente.
Coentro: A aparência é muito próxima a da salsinha. Tem sabor marcante e é indicada para pratos de peixes e frutos do mar (principalmente no Norte do país). Também usado para o preparo de molhos e ensopados.
Dicas para cultivá-lo: Necessita de solo bem drenado e boa luminosidade.
Hortelã: Muito utilizada como chá, mas também para composição de saladas e adornos de pratos.
Dicas para cultivá-la: Deve ser cultivada na presença de sol e regada regularmente.
Louro: Das ervas mais populares é uma das que considero que o uso desidratado é saboroso. Ótimo para o uso em legumes (como o feijão e batatas), com carne suína, bovina e até com peixes.
Dicas para cultivá-lo: Deve ser cultivado na presença de sol e com bastante irrigação.
Manjericão: É uma das minhas ervas preferidas. Erva bastante fragrante e que também é muito utilizada para ornamentação, pois também produz flores. Muito utilizado na cozinha italiana para preparação de molhos, pois seu sabor faz uma ótima harmonização com o sabor do tomate. Particularmente não aprecio o uso desidratado.
Dicas para cultivá-lo: Deve ser cultivado na presença de sol e regado regularmente.
Orégano: Além do louro, esta é a outra erva que aprecio o uso desidratado. É excelente com massas, molhos, carnes grelhadas, aves, legumes, saladas, marinadas, queijos e ovos.
Dicas para cultivá-lo: Necessita de sol e água, mas sem encharcar muito o solo.
Salsinha: A combinação dessa erva com a cebolinha denomina-se “cheiro-verde”. É bastante versátil e pode ser utilizada com quase todo o tipo de prato: molhos, saladas, ensopados, sopas, carne bovina, frango, peixe, frutos do mar...
Dicas para cultivá-la: Necessita de solo bem drenado e boa luminosidade.
P.S: As ilustrações e alguns trechos do texto foram extraídos de: http://www.gastronomias.com/ervas/

3 comentários:

  1. Oi Dri, adorei esse post. Realmente, o seu macarrão é delicioso.

    Beijos, Bárbara.

    ResponderExcluir
  2. A propósito não como essa macarrão há muito tempo. Favor providenciar na próxima visita...

    A dica fundamental desse macarrão é: molho em uma travessa e o macarrão em outra... (o ruim é q é mais louça para lavar... rsss...)

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Adoro Coentro , alias concordo com vc , ingredientes frescos são tudo , prefiro tb !!!
    Beijos da sua cunhada distante rs Deby

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...