quinta-feira, 5 de maio de 2011

Feijoada de frango e legumes

Diante da perda de minha pen drive, terei que diminuir as postagens por um período, já que todas as minhas fotos de receitas já feitas para postagens estavam lá...
Esta ainda estava na máquina fotográfica, e, por isso, consegui alguma para postar hj. É uma ótima opção para deixar o feijão do dia-a-dia "mais magrinho".


Ingredientes:
1kg de peito de frango em pedaços médios;
1kg de vegetais (usei batatas inglesas, batatas doces, mini-chuchus e cenouras) cortados em pedaços médios;
500g de feijão (deixado de molho por 12 horas);
5 folhas de louro;
Cominho a gosto;
Sal a gosto.

Modo de Preparo:
Cozinhei o feijão (com cerca de 1 palmo de água acima do nível do feijão) em panela de pressão por 20 minutos (após a pressão), com as folhas de louro, cominho e sal.
Enquanto cozinhava o feijão, grelhei os pedaços de frango para que ficassem selados por fora (usei grill, mas pode ser feito na panela também).
Após o cozimento do feijão, e depois de sair a pressão da panela, abri a panela e acrescentei todos os vegetais. Os vegetais deverão cozinhar dentro do caldo do feijão, mas não fechei a panela para pegar pressão, apenas encostei-a.
No caso dos vegetais que eu usei, o chuchu e as batatas cozinham mais rápido, então você deverá espetar os vegetais (com um garfo, por exemplo) para ir retirando-os, conforme a ordem do cozimento.
Acrescentei o frango quando só restava a cenoura (que demora mais para cozinhar) e, depois de cozida, retirei-a, assim como o frango.
Já só com o feijão na panela, amassei-o e testei os temperos. Ajustei o sal e juntei os vegetais.

Dica: Outras opções ótimas para vegetais são: nabo, abóbora e até repolho ou couve manteiga. Para quem quiser mais um gostinho, a sugestão é (em uma panela separada) fritar um pouco de alho picado (pode ser na água ou em um fiozinho de óleo) e juntar à feijoada na finalização - mas antes de acrescentar os vegetais e o frango - e misturar.

7 comentários:

  1. UMA FEIJOADA DIFERENTE MAS QUE APETITOSA.
    BJS

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que opção boa para pessoas como eu que nao come a feijoada convencional!!!

    Bjs

    Andreia Braga

    ResponderExcluir
  3. Gosto imenso de feijoada mas de frango nunca fiz. Mas gostei imenso da sugestão, como dizes, fica mais leve mas igualmente saborosa.
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  4. Gostei demais dessa sugestão de feijoada, parece uma delícia!

    bjs,
    Andréa...

    ResponderExcluir
  5. Dri, que bela feijoada e de frango que para mim é novidade.
    Obrigada po teres levado contigo o selo oficial do meu blog para o teu, foste muito simpática.

    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia Adriana...
    Acabei de descobrir seu blog e já achei essa receita de feijoda sensacional... eu tenho problema com feijão... preciso comer mas não gosto dele puro.. a opção é ótima... já está anotada.
    Já te add..
    Se puder me visitar estou no: http://quandonaoestudocozinho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu faço com o feijão branco e de uma maneira diferente. Chamo de Dobradinha de Frango e que na verdade é uma adaptação de "Cassoulet", um prato francês. Tempero o feijão com a cebola, alho, pimenta do reino, corante (colorau), folha de louro, muito cheiro verde, pimentão e tomate. Além de colocar as carnes: Bacon, calabresa e carne de sertão, ou jabar.

    Depois de cozido o feijão, mude para a panela final e acrescento o frango frito - douradinho (temperado com sal, pimenta) e coloco qd está fritando, suco de limão (fica c gostinho de limão). Junto as verduras, cenoura e batata e um pacote de molho de tomate pronto.

    Deixa tudo fervendo para apurar os sabores e pronto.

    É sucesso total aqui em casa.

    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...