segunda-feira, 9 de maio de 2011

Nhoque de batata à bolonhesa

Foi a primeira vez que fiz a massa do nhoque, mas ficou uma delícia. As "bolinhas" não ficaram muito certinhas, pois eu fiz sem aquele aparelho para nhoque, mas o que vale é o sabor!

 Ingredientes:
Para a massa:
1kg de batatas descascadas, cozidas e amassadas;
2 xícaras de farinha de trigo;
2 ovos;
30g de manteiga.

Para o molho:
1kg de carne moída;
500g de molho de tomate;
1/2 cebola picada;
3 tomates maduros sem pele e sem sementes picados;
50g de azeitonas pretas;
50g de azeitonas verdes;
2 colheres de sopa de azeite;
1 colher de sopa de extrato de tomate;
1 colher de sobremesa de mostarda;
3 cubos de caldo de carne;
Sal a gosto.


Modo de Preparo:
Massa
Misture todos os ingredientes. Se vc tiver o aparelho do nhoque, é só encaixá-lo em uma panela com água fervente e sal, pressionar e cortar as bolinhas (bem mais prático...).
Como eu não tinha o dito aparelho, peguei uma porção de massa, salpiquei farinha de trigo, fiz "rolinhos" e cortei os pedacinhos de massa.
Coloquei as bolinhas de massa na panela e deixei-as cozinhando. Na medida em que subiam (boiavam) era só retirar e reservá-las, pois já estavam cozidas.

Molho
Refoguei as cebolas em uma panela quente com azeite, sem que dourassem. Acrescentei o tomate, os cubos de caldo de carne e deixei que "desmanchassem".
Acrescentei a carne moída e deixei cozinhando. De vez em qdo é bom mexer um pouco para que fique soltinha.
Após a carne cozida, acrescentar o molho de tomate, o extrato, a mostarda e as azeitonas.
Cozinhe por mais uns 10 minutos e distribua por cima do nhoque.

Dica: Essa é apenas uma sugestão de molho. Há outras opções que ficam ótimas também, como o molho branco com bacon.

5 comentários:

  1. Olá Dri, Passei pelo seu blog e gostei muito,tanto que estou a te seguir!
    Nhoque, é um prato muito gostoso e prático de fazer!
    Bju gde
    Sabor em Si

    ResponderExcluir
  2. Adriana, eu amo nhoque sabia, eu nao tenho a maquina de fazer, entao acho que dá um trabalho pra ser feito, mas eu amo, por isso acho q vale a pena!

    Bj grande

    Andreia Braga

    ResponderExcluir
  3. Voltei com o maior prazer para agradecer por estar me seguindo também. Seja bem vinda é uma gde alegria recebê-la em minha cozinha!
    Volte sempre que desejar. Eu estarei sempre por aqui dando uma olhadinha nas novidades.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi Dri

    Puxa, parece que estamos antenadas...rsrs
    Nhoque é uma delícia, um prato bem familiar que agrada a todos. O seu ficou lindo!

    um beijão

    ResponderExcluir
  5. Puxa ficquei com vontade faz tempão que ñao faço nhoque...
    Faz sim a batata suiça vc vai amar!!!

    Bjókas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...